Redacção: Ernestina Pinheiro | Design Gráfico: Carla Gaspar | Edição nš 12 | Junho 2012

...........................................................................................................................................................................

Leio um livro nas férias!


Num tempo em que a crise nos bate à porta e austeridade é uma palavra sentida que nos obriga a fazer opções sobre os bens a adquirir, a biblioteca é uma alternativa no acesso aos bens culturais: livros, revistas, DVD.
Todos podem requisitar livros para ler nas férias que se aproximam, alunos, pais, docentes e funcionários. Deixamos algumas sugestões de leitura, mas temos muito mais para emprestar.
E para que a palavra crise não afete a leitura, a Biblioteca Escolar da E.B.2,3 do Cávado estará aberta todas as segundas e terças das 10 às 12h até 23 de Julho para serviço de empréstimos.
Este ano, uma vez mais registámos um acréscimo do número de empréstimos domiciliários e para sala de aula perfazendo um total de 10913 documentos. Destes 3525 correspondem a empréstimos domiciliários, registando-se um aumento de 442 documentos relativamente ao ano letivo de 2010/2011.


Boas férias e boas leituras

.....................................................................................................................................................................

Momentos instantâneos dos nossos leitores

 

PARTILHA. COLABORAÇÃO. ARTICULAÇÃO. PARTICIPAÇÃO. RELACIONAMENTOS

O QUE ADQUIRIMOS

 

FILMES

O assassínio de Júlio César de Stuart Burge


Género: Drama

Batman o início de Christopher Nolanr


Genéro: Aventura / Fantástico

Ben-Hur de William Wyler


Género: Drama

O sítio das coisas selvagens de Spike Jonze

Género: Aventura / Fantástico

LIVROS

Classe 0

Classe 3

- Nadadorzinho, Leo Lionni ( 5)


- O sapo e o estranho, Max Vethuijs


- A linguagem informática, Alejandro Ulloa


- A sociedade da informação, Alejandro Ulloa


- Da biblioteca ao leitor, Henrique Barreto Nunes


- A par dos tempos que correm - As TIC e o
centenário da República

  

- Guião de implementação do programa de português do Ensino Básico - oral, DGIDC


- Guião de implementação do programa de português do Ensino Básico - conhecimento explícito da língua, DGIDC


- Guião de implementação do programa de português do Ensino Básico - escrita, DGIDC


- Guião de implementação do programa de português do Ensino Básico - leitura, DGIDC


- Criar o gosto pela escrita, Sérgio Niza


- Índia Splendor Intemporal


Classe 5 Classe 6

- O que é isto da matemática, Alex Frith, Minna Lacey e Lisa Jane Gillespie


- Astronomia num minuto, João Vieira e Jorge Fonte


 

 

 

- Guias de saúde - Nutrição/ diabete


- Guias de saúde - Obesidade/ anorexia e bulimia


- Guias de saúde - Sida/ infertilidade


- Guias de saúde- Alcoolismo/ Toxicodependências


- Guias de saúde- Tabagismo


- Guias de Saúde - Gripe

Classe 8 Classe 8

- A montanha da água lilás ( 2), Pepetela


- O homem da nuvem escura ( 12) / Inês Vinagre


- O meu primeiro álbum de poesia, Alice Vieira


- Quero ser outro, Ana Mª Magalhães e Isabel Alçada


- Quero ser Actor, Ana Mª Magalhães e Isabel Alçada


- Contemplação da coroa, Mª Teresa Gonzalez


- Casos do beco das sardinheiras, Mário de Carvalho


- O homem que plantava árvores, Jean Giono


- Bravo, Valentes Sete, Enid Blyton


- Mesmo que morras, telefona, Alexandre Honrado

- A invenção de Hugo, Cabret


- Gatos, lagartos e outros poemas, João Pedro Mésseder


- O homem da nuvem escura, Inês Vinagre (12) Phrasal verbs - Oxford

- How English Works - a gramar practice book, Michael Swan


- Os sete e os seus rivais, Enid Blyton


- Teatro às três pancadas, António Torrado


- Ângulo Giro, Mª Alice Sarabando


- Lágrimas quebradas, Alexandre Honrado

- É preciso amar devagar, Alexandre Honrado

Classe 8 Classe 9

- A confissão da leoa, Mia Couto


- Sherlock Holmes e o bando de Baker Street - o confronto final, Tracy Mack e Michael Citrin


- Do outro lado do quadro, Mónica Baldaque


- Siddharta - Um poema indiano, Herman Hesse

- Quadros da História de Portugal, Chagas Franco e João Soares


- O Meu Primeiro Dom Quixote, Alice Vieira


- O Meu Primeiro Chopin, Rosa Salvado Mesquita


- O Meu Primeiro Santo António, Patrícia Luz Pinto

O QUE SUGERIMOS
LER+ por sugestão da Biblioteca

A confissão da leoa de Mia Couto

"Um acontecimento real - as sucessivas mortes de pessoas provocadas por ataques de leões numa remota região do norte de Moçambique - é pretexto para Mia Couto escrever um surpreendente romance. Não tanto sobre leões e caçadas, mas sobre homens e mulheres vivendo em condições extremas. Como afirma um dos personagens, " aqui não há polícia, não há governo, e mesmo Deus só há às vezes."
E A Confissão da Leoa, através da versão de Mariamar, habitante da aldeia de Kulumani, e do diário de Gustavo Baleiro, o caçador contartado para matar os leões - os dois narradores desta história - vai expondo diante dos nossos olhos como a guerra, a fome, a superstição, podem transformar os homens em animais selvagens: " foi a vida que a desumanizou. Tanto a trataram como um bicho que você se pensou um animal. Sobre e contra este pano de fundo ergue-se uma extraordinária figura de mulher - Mariamar."

Siddhartha de Herman Hesse


"Nascido na Índia, no século VI a.C., filho de um brâmane, Siddhartha passa a infância e a juventude isolado das misérias do mundo, gozando uma existência calma e contemplativa. A certa altura, porém, abdica da vida luxuosa, protegida, e parte em peregrinação pelo país, onde a pobreza e o sofrimento eram regra. Na sua longa viagem existencial, Siddhartha experimenta de tudo, usufruindo tanto das maravilhas do sexo, quando do jejum absoluto. Entre os intensos prazeres e as privações extremas, termina por descobrir "o caminho do meio", libertando-se dos apelos dos sentidos e encontrando a paz interior. Em páginas de rara beleza, Siddhartha descreve sensações e impressões como raramente se consegue. Lê-lo é deixar-se fluir como o rio onde Siddhartha aprende que o importante é saber escutar com perfeição."
Este romance de Herman Hess tornou-se a obra mais famosa deste Prémio Nobel da Literatura e um dos livros mais vendidos de sempre. Nunca
perdendo a atualidade, continua a fascinar o público jovem sendo leitura de cabeceira há já várias gerações."

As aventuras de Tom Swayer, Mark Twian


"É um dos mais populares romances norte-americanos e uma inigualável celebração da infância.
Tom é um dos rufias da cidade, S. Petersburgo, no Missouri. Despreocupado, preguiçoso, tremendamente curioso, é um estudante fraco e perturba a sua tia Polly. Os seus esquemas para fugir ao trabalho, à escola e aos castigos são extraordinários. Contudo, no seu mundo, o dos rios, florestas, grutas e ilhas, sente-se em casa, sendo mesmo uma espécie de herói.
O equilíbrio entre nostalgia e crueldade, a sua veia de humor e a sua recriação de um mundo no qual o espírito pode ser livre colocaram esta aventura no coração e memória de todos os leitores."

O homem que plantava árvores, Jean Giono


"Inspirado em acontecimentos verdadeiros, traduzido em diversas línguas e largamente difundido pelo mundo inteiro, "O Homem Que Plantava Árvores" é uma história inesquecível sobre o poder que o ser humano tem de influenciar o mundo à sua volta. Narra a vida de um homem e o seu esforço solitário, constante e paciente, para fazer do sítio onde vive um lugar especial. Com as suas próprias mãos e uma generosidade sem limites, desconsiderando o tamanho dos obstáculos, faz, do nada, surgir uma floresta inteira - com um ecossistema rico e sustentável. É um livro admirável que nos mostra como um homem humilde e insignificante aos olhos da sociedade, a viver longe do mundo e usando apenas os seus próprios meios, consegue reflorestar sozinho uma das regiões mais inóspitas e áridas de França."

 

LER+ por sugestão das alunas

Oliver Twist, Charles Dickens


"Este livro retrata com alguma ironia os obstáculos no caminho de um órfão que parece ter nascido para a infelicidade. Desacreditado por todos, é visto até pelos transeuntes das ruas como o culpado das situações pouco amigáveis que lhe vão surgindo; parece ser o instinto de cada indivíduo tomá-lo por uma criança ingrata e mal-educada. Os golpes de azar que ocorrem constantemente na sua vida são raramente intercalados por situações favoráveis que acabam quase sempre por se revelar, no entanto, apenas mais alguns infortúnios característicos do seu dia-a-dia, ainda que mascarados com um sorriso. Oliver Twist, a personagem principal, deambula pelos caminhos da miséria e da injustiça; a obra mostra a passagem da linha entre o "certo" e o "errado" consoante a realidade social da pessoa julgada, sendo esta decisão feita por todos em detrimento de Oliver e seguida pela população como que sendo certa. "Oliver Twist" é um livro que provoca alguma revolta ao leitor, face às injustiças recorrentes na vida da personagem, mas muito interessante."


Alexandra Ramôa Alves, 8ºC

O pai no Tecto de Maria Teresa Maia Gonzalez


Este livro mostra que, por vezes, as pessoas precisam umas das outras e nem dão por isso, mesmo sem relação nenhuma e sem razão aparente. Por vezes, o que alguém precisa não é uma solução para um problema, mas uma pessoa com quem tente resolvê-lo, mesmo que não consigam."


Mafalda Alves, 8ºC

Uma Aventura musical de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada


Um fabricante de violinos, chamado Stradivarius, morreu há 200 anos deixando um mistério no ar que ainda não foi desvendado: como conseguia ele que os seus violinos tivessem um som tão especial?
Seria a madeira? Seriam as cordas? Seria o verniz? Ou seria algum truque de magia? Ninguém sabe. Mas os violinos que ficaram prontos valem hoje mais do que joias, mais do que carros e até mais do que casas. O desaparecimento de um violino Stradivarius é motivo de alarme e justifica a mais complicada das investigações.


Ana Camarinha - 6º D

AS NOSSAS ACTIVIDADES

- Participação no Concurso Nacional de Leitura na BLCS;


- Comemoração do dia da CPLP - mostra bibliográfica e concurso "À descoberta da CPLP" em articulação com os docentes de português;


- Feira do livro usado em parceria com a Associação de Estudantes e docentes de Português;

 

- Formação sobre a pesquisa no catálogo e atribuição dos novos números de utente e password;


- Atividade de integração - alunos do 4º ano
"Ler e saber + para proteger o ambiente" em articulação com o clube Prosepe e docentes de Português;


- Feira do livro.

 

A BE e os seus utentes
Alunos com + empréstimos domiciliários

Escalão etário: 9-12 anos

Maria João Silva Costa -5º E
Leandro Miguel Gomes Peixoto Faria -5º E
Ana Luísa Veloso Lobarinhas -5º B
Joana Isabel Rodrigues Ferrete da Silva - 5º B
Joana Gabriela Guimarães Gomes - 5º B
Ana Beatriz Camarinha - 6º D
Jorge Miguel Loureiro da Silva - 5º D
Pedro Gabriel Fernandes Pereira - 6ºA
Ana Margarida Araújo da Costa - 5º C
Ana Filipa Pereira Alves - 6º E

Escalão etário: 13-16 anos

Marta Cláudia Baptista Oliveira - 7º B
Rafael Alexandre da Costa Araújo - 9º B
Ana Isabel Santos Guimarães - 8º E
Daniela Oliveira Peixoto - 7º C
Ana Catarina Oliveira de Araújo - 8ºB
Diana Catarina Silva Fernandes - 7º C
Adriana Filipa Roriz Pinto - 9º F
Adriana Catarina Pimentel - 7ºB
Emília Pageaux Ferreira - 8º E

Os 10 livros + requisitados

O diário de banana, Jeff Kinney

O Diário de Anne Frank, Anne Frank

O diário secreto de Adrian Mole aos 13 anos e ¾, Sue Townsend


A invenção de Hugo Cabre, Brian Selznick


Nero Corleone, Elke Heidenreich

 

 

O diário de um banana 2, Jeff Kinney

Madita matemática, Álvaro Magalhães

 



Bichos, Miguel Torga

 


A lua de Joana, Maria Teresa Maia Gonzalez


Guia das adolescentes, Porto Editora

Os 10 DVD+ requisitados