Redacção: Ernestina Pinheiro | Design Gráfico: Carla Gaspar | Edição nš 18| Junho 2014

...........................................................................................................................................................................

Nasce-se leitor ou uma pessoa torna-se leitora?


Alberto Manguel escreve sobre livros, leituras e leitores."Uma História da Leitura" tornou-se um best-seller mundial. Os livros e a leitura sempre nortearam - e ainda norteiam - a vida de Alberto Manguel. Aprendeu a ler por volta dos três anos e nunca mais parou. Quando era adolescente, leu em voz alta, durante vários anos, para Jorge Luis Borges, que tinha ficado cego.


A sua obra está praticamente toda ela dedicada ao lado maravilhoso da leitura, do acto de ler. A sua paixão pela leitura vem de onde? Nasce-se leitor ou uma pessoa torna-se leitora?
Penso que somos animais leitores. Vimos ao mundo com uma certa consciência de nós próprios e do que nos rodeia e temos a impressão de que tudo nos conta histórias: a paisagem, o rosto dos outros, o céu, em tudo encontramos linguagem. Tentamos desentranhá-la, tentamos lê-la. Nesse sentido, não podemos existir enquanto seres humanos sem a leitura. Inventámos a linguagem escrita, a linguagem oral, para tentarmos comunicar essa experiência do mundo, para nos contarmos histórias e através delas, falar dessa experiência.

No meu caso, o conhecimento do mundo passou sempre pelos livros. Tive uma infância um pouco particular: o facto de o meu pai pertencer ao corpo diplomático fez com que viajássemos muito e que eu não tivesse nenhum sítio onde me sentisse em casa. A minha casa estava nos livros. Regressar à noite aos livros que conhecia, abri-los e constatar com imenso alívio que o mesmo conto continuava na mesma página, com a mesma ilustração, dava-me uma certa segurança e um certo sentido do lar.


Excerto da entrevista ao Público. Ler mais em http://www.publico.pt/culturaipsilon/noticia/alberto-manguel-estamos-a-destruir-o-valor-do-acto-intelectual-1445234


Ilustração de João Gomes - 8º D

 

UM LIVRO. UM FILME

O Rapaz do Pijama às Riscas

O Livro de John Boyne

O Filme de Mark Herman

Género: Drama - M/12

"Ao regressar da escola um dia, Bruno constata que as suas coisas estão a ser empacotadas. O seu pai tinha sido promovido no trabalho e toda a família tem de deixar a luxuosa casa onde vivia e mudar-se para outra cidade, onde Bruno não encontra ninguém com quem brincar nem nada para fazer. Pior do que isso, a nova casa é delimitada por uma vedação de arame que se estende a perder de vista e que o isola das pessoas que ele consegue ver, através da janela, do outro lado da vedação, as quais, curiosamente, usam todas um pijama às riscas. Como Bruno adora fazer explorações, certo dia, desobedecendo às ordens expressas do pai, resolve investigar até onde vai a vedação. É então que encontra um rapazinho mais ou menos da sua idade, vestido com o pijama às riscas que ele já tinha observado, e que em breve se torna o seu melhor amigo."



O QUE SUGERIMOS
LER+ por sugestão da Biblioteca

Os Náufragos do Holandês Voador de Brian Jacques, Asa

Quem é que nunca ouviu falar do Holandês Voador? A lenda do navio fantasma e do seu louco capitão, condenados a sulcar os mares para todo o sempre ao sabor de ventos e tempestades, tem sido passada de geração em geração. A sua terrível saga inspirou escritores e músicos ao longo dos séculos, mas nunca ninguém até hoje tinha contado a fundo a verdadeira história do navio amaldiçoado. Poucos saberiam, por exemplo, que da sua tripulação faziam parte um rapaz e um cão, cujo extraordinário destino é narrado nestas páginas.
Náufragos do tempo e do espaço, Neb e o seu cão Den guiarão os leitores através de uma assombrosa viagem, recheada de aventuras, perigos, surpresas, mistérios e feitos prodigiosos: uma autêntica caça ao tesouro, cujo prémio é a vitória sobre a prepotência e a injustiça...

Livro recomendado para o 3º ciclo, destinado a leitura autónoma

 

O Fantasma de Canterville, de OscarWilde, Porto Editora

A primeira história publicada por OscarWilde leva-nos a um castelo assombrado, adquirido por uma abastada família americana que não acredita no sobrenatural, obrigando o pobre fantasma residente a encetar numa série de estratagemas para assustar os seus novos hóspedes. Nunca o fantástico, o terror e a comédia se combinaram numa trama tão genial, que nos diverte e nos leva a refletir sobre os valores mais elevados da vida.


Livro indicado pelas Metas Curriculares de Português do Ensino Básico e Secundário.

História de um caracol que descobriu a importância da lentidão de Luís Sepúlveda, Porto Editora

Os caracóis que vivem no prado chamado País do Dente-de-Leão, sob a frondosa planta do calicanto, estão habituados a um estilo de vida pachorrento e silencioso, escondidos do olhar ávido dos outros animais, e a chamar uns aos outros simplesmente "caracol".
Um deles, no entanto, acha injusto não ter um nome e fica especialmente interessado em conhecer os motivos da lentidão. Por isso, e apesar da reprovação dos outros caracóis, embarca numa viagem que o vai levar ao encontro de uma coruja melancólica e de uma tartaruga sábia, que o guiam na compreensão do valor da memória e da verdadeira natureza da coragem, e o ajudam a orientar os seus companheiros numa aventura ousada rumo à liberdade.


Trocado por miúdos, Vários, Porto Editora


Para que serve a tromba do elefante?
Porque é que uma maçã cai da árvore e uma estrela não cai do céu?
Como surgiu a crise em Portugal?
O Universo tem fim?
Desconcertantes, curiosas, divertidas, as perguntas das crianças deixam muitas vezes os adultos sem saber o que dizer. Neste livro, especialistas e figuras de relevo da cultura portuguesa dão resposta às perplexidades de crianças com idades entre os 6 e os 12 anos. Pequenos textos claros e bem-humorados, em que a Ciência e a Economia, a Filosofia e as Novas Tecnologias, a Cidadania, as Artes e a Língua Portuguesa são trocadas por miúdos.

 

A ilha do Tesouro, Louis Stevenson, Porto Editora

É numa noite de dezembro que uma faroleira descobre um velho livro num baú que dera à costa. As letras douradas do título estão quase apagadas, as páginas cobertas de bolor são ilegíveis; só o papel das ilustrações resistiu... De súbito, essas imagens ganham vida e, um após outro, os heróis do livro contam à jovem a sua fabulosa história!


Metas Curriculares de Português - Leitura recomendada para o 7.º ano.


Robinson Crusoé, Daniel Defoe, Porto Editora

Robinson Crusoé é um náufrago que sobrevive a tempestades e furacões, a piratas gananciosos, a selvagens canibais e à vida solitária numa ilha deserta. Com imaginação e habilidade, constrói casas, barcos e ferramentas que lhe permitem viver décadas longe da civilização. Mas é em Sexta-Feira, um nativo que ele salva da escravidão, que encontra a verdadeira humanidade. Descobre todas as aventuras deste herói na mais famosa narrativa de viagens.


Metas Curriculares de Português - Leitura recomendada para o 6.º ano
.

O Alienista, Machado de Assis, Porto Editora

"Quando o Dr. Simão Bacamarte, médico psiquiatra, homem da ciência, constrói um asilo em Itaguaí, nada faria prever os acontecimentos que lhe sucederam. "Eram furiosos, eram mansos, eram monomaníacos, era toda a família dos deserdados do espírito." Mas quem, afinal, eram os loucos? Neste conhecido conto da literatura brasileira, Machado de Assis reflete sobre a fronteira entre a sanidade e a loucura, ao mesmo tempo que constrói um retrato crítico da sociedade da época."


Metas Curriculares de Português - Leitura recomendada para o 9.º ano.

 

 

 



PARA ALÉM DOS LIVROS ESCOLARES
Que livros comprar para os nossos alunos?


Aqui ficam CERCA DE TRINTA PROPOSTAS de Leitura pela Revista LER! PARA LEITURA OBRIGATÓRIA COM O APOIO DOS PAIS.
http://revistaler.no.sapo.pt/pdfs/Planonacionaldeleitura.pdf

AS NOSSAS ACTIVIDADES


Sessões de Leitura - atividade de integração dos alunos do 4º ano

Construção de livros digitais, a partir de contos elaborados por alunos do 5º ano e ilustrados por alunos do 8º ano (Ver)

 

CONCURSOS

Concurso "Um leitor com supervisão"

 

1º. Lugar
Luana Pinheiro Ribeiro - 5º A


2º. Lugar
Diana Gonçalves - 8º C


3º. Lugar
Liliana Meneses Ribeiro - 5º A


 

Concurso "O escritor do mês"

 

1º lugar
Dulce Joana Ferraz- 5º A


2º Lugar
Sara Veloso Mesquita - 5º B


3º Lugar
Rodrigo Magalhães Coelho - 5º E

.....................................................................................................................................................................

A BE e os seus utentes
TOP 10 Leitores
2º Ciclo

Ester Marques Neves - 6º C - 45 livros
Isabel Duarte Quintas - 6º C - 45 livros
Diana Filipa Batista da Silva - 6º C - 40 livros
Sara Maria Veloso Mesquita - 5º B - 30 livros
Luana Pinheiro Ribeiro - 5º A - 19 livros
Margarida Fernandes Queirós - 5º A - 19 livros
Liliana Meneses Ribeiro - 5º A - 18 livros
Sara Margarida Ribeiro Alves - 5º A - 18 livros
Marta Veloso Lobarinhas - 5º B - 16 livros
Florbela Marques Alves - 5º A - 15 livros


3º Ciclo

Diana Raquel Lopes Gonçalves - 8º C - 24 livros
Pedro Gabriel Fernandes Pereira - 8º B - 21 livros
Filipe Gomes Dias - 7ºD - 14 livros
Beatriz da Silva Rei - 7º D - 13 livros
Ana Rita da Silva Teixeira - 8º D - 12 livros
Tatiana Beatriz Claro Dias - 9º E - 10 livros
Ana Alexandrina Silva Ferreira - 8º F - 8 livros
Ana Rita Pereira Roriz - 7º A - 8 livros
Daniela Oliveira Peixoto - 9º C - 8 livros
Leandro Miguel Gomes Peixoto Faria - 7º F - 8 livros

Os livros + requisitados
Os DVD+ requisitados

Contos de Eça Queirós


História de um gato e de uma gaivota que o ensinou a voar de Luis Sepúlveda

 


O cavaleiro da Dinamarca de Sophia de Mello Breyner


A Fada Oriana de Sophia de Mello Breyner

 


Sexta-feira ou a vida selvagem de Michel Tournier

 

O Guarda da Praia de Maria Teresa
Maia Gonzalez

Uns óculos para a Rita de Luísa Ducla Soares

 


Contos e lendas do mundo
de Margarida Pereira Muller

 


O Tamanho da Minha Altura
de Suazana Ramos

 


Livro com cheiro a chocolate
de Alice Vieira

Compramos um Zoo de Cameron Crow

 


A Gaiola Dourada de Ruben Alves

 


Marley e Eu
de John Grogan

 


A Vida de PI
de Ang Lee


Amanhecer - parte 2
de Bill Condon

Lassie de S.Sylvian Simon

Artur e os minimeus de Luc Besson

 


A invenção de Hugo Cabret
de Martin Scorsese

 



UP Altamente
de Peter Docter

 


Brave - Indomável
de Disney Pixar

...............................................................................................................................................................................