Redacção: Ernestina Pinheiro | Design Gráfico: Carla Gaspar | Edição nš 23| março 2017

.......................................................................................................................................................................................................................

Março foi definitivamente o mês das leituras.
Leram-se passagens dos livros na Feira do Livro.
Leram-se as obras de Pedro Seromenho para participar no concurso "Um postal ilustrado."
Leram-se excertos de vinte e quatro livros para participar no concurso "Descobre-me com os QR codes."
Leram-se os livros da escritora Soni Esteves, docente da nossa escola, que amavelmente apresentou o livro aos alunos do 2.º e 3.º ciclos.
Leram-se e releram-se os poemas dos mais prestigiados poetas nacionais e lusófonos.
Tudo isto aconteceu na Semana da Leitura, que culminou com o já habitual recital de poesia "(Sobre)Mesa de Leituras" que conta com nove edições e com a colaboração da direção, dos funcionários, dos professores, da Associação de Pais e sobretudo dos pais dos alunos que os acompanharam e foram muitos. Bem hajam!
Diríamos que esta noite poética foi mais emotiva que as anteriores. De forma sentida, a Associação de Estudantes prestou uma sincera homenagem ao nosso diretor que em breve cessará funções.

.

Ela nasceu casinha. E sempre que a primavera a visitava, o seu regaço florescia. Mas quando as pessoas chegaram, a saia verde que ela vestia começou a transformar-se. As casas espreguiçaram-se, as ruas alargaram-se e as janelas entreabriram-se com o sopro das histórias que moravam dentro. Numa das janelas havia um menino que passava as tardes inteiras a conversar com a sua amiga. Até ao dia em que ele teve de partir.


A cidade que queria viver no campo, Pedro Seromenho. Paleta de Letras, 2016

Ilustração de Sara Mendes, 2º ano - EB 1 Panóias

(...)Entrar naquele búzio entusiasmava-o de verdade. Era como ter um sonho e de repente fazer parte dele, vivendo-o. Afinal o búzio não era nave nenhuma. Era apenas uma passagem mágica que ligava o seu quarto ao mar.


A nascente da tinta, Pedro Seromenho. - 2ª ed. Porto: Papiro Editora, 2006

Ilustração de Sara Silva, 8º F - EB Mosteiro e Cávado

(...) Já sei! A chita não conduz ... porque anda em excesso de velocidade!
E a lenta tartaruga... porque entope as autoestradas!
E a preguiça... porque adormece ao volante!


Porque é que os animais não conduzem? Pedro Seromenho. Paleta de Letras, 2010

Ilustração de Diana Fernandes, 6º D - EB Mosteiro e Cávado

 

PARTILHA. COLABORAÇÃO. ARTICULAÇÃO. PARTICIPAÇÃO. RELACIONAMENTOS

O QUE ADQUIRIMOS com a verba do PROJETO aLER+

 

LIVROS

Classe 0

 
Classe 3

- Cores, Leo lionni
- Orelhas de borboleta,
Luisa Aguilar
- O lobo que descobriu o país dos contos,
Orianna Lallemand
- Agora,
Tracey Corderoy
- Um amigo como tu,
Andrea Schomburg
- Um dia mesmo perfeito,
Stella J Jones
- O jardim mágico na neve,
Tracey Corderoy
- Um nadinha apertados!,
Tracey Corderoy



- Cyber bullying- Um guia para pais e educadores, Sónia Seixas, Luís Fernandes, Tito de Morais
- O professor faz a diferença, José Lopes e Helena Santos Silva
- Prova de aferição História e Geografia de Portugal,
Porto Editora
Classe 7
Classe 8 

- O livro das pinturas, Rosie Dickins
- Minecraft -
Fortalezas Medievais


 

 

- Diário de um adolescente na lisboa de 1910, Alice Vieira
- Histórias sem eira nem beira,
Paula Caldeira Oliveira
- Uma canção de Natal, Charles Dickens e Roberto Innocenti
- O mistério da casa invisível,
Enyd Blyton




 
Classe 9  
- Diário de Anne Frank - biografia gráfica, Sid jacobson & Ernie Colón
- Catarina de Bragança, Isabel Stilwell
- Filipa de Lencastre, Isabel Stilwell
- A longa estrada para casa, Saroo Brierley

 

 

FILMES

O fabuloso destino de Amélie , Jean-Pierre Jeunet

Género: Comédia

Corre, Rapaz, corre, Pepe Danquart

Género: Ação, Aventura

UM LIVRO. UM FILME

Trash , os rapazes do lixo

O Filme de Stephen Daldry

O Livro de Andy Mulligan

Género: Drama - M/12

Num país do terceiro mundo, num futuro não muito distante, três rapazes tentam sobreviver nas montanhas de lixo nos subúrbios de uma metrópole. Num dia de sorte e azar, Raphael encontra algo muito especial e misterioso. Tão misterioso que decide guardar, mesmo que a polícia da cidade ofereça uma bela recompensa pela sua devolução. Essa decisão traz terríveis consequências, e em breve os rapazes do lixo vão ter de usar toda a sua astúcia e coragem para escapar aos seus perseguidores. Trash - Os Rapazes do Lixo é um romance policial para leitores jovens, cuja leitura será interessante para os menos jovens, igualmente. Publicado em mais de quinze países, este é um livro sobre como a esperança e a determinação podem transcender até a pobreza mais indigna.

Livro recomendado para o 3º ciclo, destinado a leitura autónoma.

O QUE SUGERIMOS
LER+ por sugestão da Biblioteca

A rapariga no comboio, Paula Hawkins
O êxito de vendas mais rápido de sempre.
O livro que vai mudar para sempre o modo como vemos a vida dos outros.
Todos os dias, Rachel apanha o comboio... No caminho para o trabalho, ela observa sempre as mesmas casas durante a sua viagem. Numa das casas ela observa sempre o mesmo casal, ao qual ela atribui nomes e vidas imaginárias. Aos olhos de Rachel, o casal tem uma vida perfeita, quase igual à que ela perdeu recentemente.
Até que um dia...
Rachel assiste a algo errado com o casal... É uma imagem rápida, mas suficiente para a deixar perturbada. Não querendo guardar segredo do que viu, Rachel fala com a polícia. A partir daqui, ela torna-se parte integrante de uma sucessão vertiginosa de acontecimentos, afetando as vidas de todos os envolvidos.

 

Quando a neve cai, John Green, Maureen Johnson, Lauren Myracle
Numa cidade isolada por uma das maiores tempestades de neve dos últimos cinquenta anos, três histórias, oito raparigas e rapazes e mais uns quantos caminhos vão cruzar-se num romance brilhante, mágico e divertido, a que não faltarão fragmentos de amor, laços de amizade, uma maratona de filmes do James Bond e beijos muito apaixonados.
Um livro perfeito para quem gosta de histórias de amor e aventura.

O rapaz do caixote de madeira , Leon Leyson com Marilyn J. Harran e Elizabeth B. Leyson
Leon Leyson tinha apenas dez anos quando os nazis invadiram a Polónia em 1939 e a sua família foi forçada a viver no gueto de Cracóvia. Neste seu livro de memórias, Leon começa por nos descrever uma infância feliz, na sua aldeia natal e felizmente para a família, o seu caminho cruzar-se-ia com o de Oskar Schindler que os incluiu na célebre lista dos trabalhadores da sua fábrica. Na altura com apenas 13 anos, Leon era tão pequeno que tinha de subir para cima de um caixote de madeira para chegar aos comandos das máquinas. Ao longo desta história, que reproduz com autenticidade o ponto de vista de uma criança, Leon Leyson deixa-nos entrever, no meio do horror que todos os dias enfrentavam, a coragem, a astúcia e o amor que foram necessários para poderem sobreviver.
(Livro recomendado para o 3º ciclo, destinado a leitura autónoma.)

 

Um anjo da guarda, James Patterson
Será o nosso coração capaz de amar para além do mundo real?
Michael era o amigo imaginário de Jane, que a acompanhava, guiava e protegia quando ela, ainda criança, se sentia sozinha. Apesar de a mãe ser uma bem-sucedida produtora da Broadway e do ambiente glamoroso que a rodeava, Jane não era uma menina feliz. Michael e Jane eram os melhores amigos mas, quando ela fez 9 anos, o seu amigo imaginário teve de partir…
Vinte e três anos mais tarde, Jane é uma dramaturga de sucesso, trabalha na produtora da mãe e tem um namorado atraente e encantador. No entanto, ela continua infeliz e sem conseguir esquecer Michael. Até que, inesperadamente, volta a vê-lo. Teria Michael afinal sido sempre real?
Uma história de amor mágica e comovente, com uma reviravolta emocionante, que nos faz acreditar no poder do amor verdadeiro.

 

Eu estive aqui, Gayle Forman
Cody fica chocada e arrasada com o suicídio de Meg, a sua melhor amiga. A pedido dos pais desta, Cody viaja até Tacoma, onde a amiga estudava, para reunir os seus pertences. Espantada, Cody descobre que Meg nunca lhe falara de inúmeros aspetos da sua vida. Por exemplo, os novos amigos, que são o tipo de pessoas com quem Meg nunca se daria antes de entrar para a faculdade, ou Ben, o vocalista de uma banda por quem a jovem se apaixonara. Porém, a sua maior descoberta ocorre quando acede ao computador de Meg e de repente tudo o que pensava que sabia sobre a morte da amiga se desmorona. Cody decide então levar esta descoberta às últimas consequências
.

A longa estrada para casa, Saroo Brierley
Saroo, de cinco anos, está numa estação de caminho de ferro, sozinho. Perdeu-se de Guddu, o irmão mais velho, que o acompanhava. Sem saber como regressar a casa, enfia-se num comboio acreditando que Guddu há de encontrá-lo. No dia seguinte, porém, vê-se nas perigosas ruas de Calcutá, por onde deambula durante semanas para sobreviver, só e sem qualquer documento, perante a indiferença da multidão. Acaba por ser acolhido num orfanato e, mais tarde, adotado por um casal australiano.
Embora feliz na Austrália, com a sua nova família, que em vão tenta esforçadamente conhecer as suas origens, Saroo nunca deixa de pensar na mãe e nos irmãos que ficaram a quase meio mundo de distância. Anos depois, passa horas a perscrutar imagens do Google Earth na esperança de localizar e identificar referências da sua aldeia que lhe permitam reencontrar
a mãe biológica. Uma história verídica, comovente e intensa, que já inspirou milhões de pessoas em todo o mundo.Um hino à esperança, ao poder dos sonhos e à coragem de nunca desistir.


Gregor, a terceira profecia, Suzanne Collins
Depois de cumpridas as duas primeiras profecias, Gregor enfrenta agora a Profecia de Sangue, que prevê que ele e Boots regressem à Subterra. Aí terão de encontrar a cura para um surto de peste que assola as criaturas de sangue quente. A mãe deixa-os ir… com a condição de os acompanhar. Quando chegam a Regalia, a peste está a espalhar-se e um dos membros da família de Gregor é atingido. Só então Gregor percebe qual o papel a desempenhar na profecia. Terá de reunir todas as forças para concluir a missão, ou será o fim dos Subterrestres de sangue quente.

O carrinho de linha azul, Anne Tyler
"Estava uma linda e fresca tarde em tons de verde e amarelo..." é como Abby Whitshank começa por contar a sua história de amor com Red, no verão de 1959. Os Whitshank, com os patriarcas Abby e Red, os seus quatro filhos e os netos, são uma típica família de classe média. Reunidos no alpendre parecem o retrato da felicidade, plenos de lembranças e a celebrar o passado que remonta aos anos 20, com a chegada dos pais de Red a Baltimore.
Uma imagem de perfeição que se desintegra no momento em que atravessamos a porta de entrada, quando aos risos e celebrações se juntam segredos, ciúmes e desapontamentos, guardados entre as quatro paredes de uma casa antiga que já albergou quatro gerações.
Como um carrinho de linhas, esta história desenrola-se entre passado e presente, revelando ao leitor a complexidade emocional desta família.

AS NOSSAS ATIVIDADES

- Sessões de animação de leitura com o cantautor Daniel Completo - Pré-escolar e 1º ciclo;


- Sessões formativas para o desenvolvimento das literacias digitais e tecnológicas - 5.º e 6.º ano;


- Tutorias de leitura - 2.º ciclo;


- Viajar nas histórias - "Um dia mesmo perfeito", Pré-escolar;


- Apoio na realização das Olimpíadas da Leitura;


- Semana da Leitura nas escolas do agrupamento;


- Recital de poesia;

 

- Apresentação do livro "Os cães da minha rua" pela escritora Soni Esteves;


- Feira do livro - E. Mosteiro e Cávado e EB 1 Merelim S.Paio;


- Chá literário promovido pelo Clube de Línguas em parceria com a Biblioteca;


- (Sobre) Mesa de Leituras - 2.º e 3.º ciclos;


- Ondinhas de leitura na BLCS - Pré-escolar;


- Ondas de leitura na BLCS - 1º ciclo

- Li e Gostei- sessões de apresentação de livros - BE S. Paio

CONCURSOS

"Um postal ilustrado - Pedro Seromenho"

(em articulação com os docentes de Expressões e ATD)

 

1º lugar
Ricardo Correia - 1.º ano, EB1 Panóias

Sara Mendes - 2.º ano, EB1 de Panóias

Dinis Costa - 6.º D, EB Mosteiro e Cávado

João Barbosa - 8.º F, EB Mosteiro e Cávado


2º Lugar
Rafaela Silva - 1.º ano, EB1 Panóias

Soraia Ferreira - 2.º ano, EB 1 de Padim da Graça

Carolina Araújo - 6.º C, EB Mosteiro e Cávado

João Coelho - 8.º D, EB Mosteiro e Cávado



3º Lugar
Ricardo Correia - 1.º ano, EB1 Panóias

Tomás Montez - 2.º ano, EB 1 de Padim da Graça

Renata Rocha - 6.º A, EB Mosteiro e Cávado

Liliana Ribeiro - 8.º B, EB Mosteiro e Cávado

 

Mensões Honrosas

Francisco Teixeira - 2º ano, EB 1 de Padim da Graça

Diana Fernandes - 6º D, EB Mosteiro e Cávado

Luana Ribeiro - 8º A, EB Mosteiro e Cávado

 

Concelhio de Leitura "Braga aLer+

(promovido pela BLCS)

1º lugar
Leonor Macedo - 3.º ano, EB1 Padim da Graça

Duarte Ribeiro - 4.º ano, EB1 Merelim S. Paio

Margarida Fonte - 5.º ano, EB Mosteiro e Cávado

Rui Faria - 6.º ano, EB Mosteiro e Cávado

2º lugar

Mª Leonor Pinheiro - 3.º ano, EB1 Carrasca

Mª Inês Barbosa - 4.º ano, EB1 Ruães

Sofia Ribeiro - 4.º ano, EB1 Padim da Graça

Rodrigo Mota - 5.º ano, EB Mosteiro e Cávado

Ana Filipa Gomes - 6.º ano, EB Mosteiro e Cávado

3º lugar
Santiago Coelho - 3.º ano EB1 Panoias

Íris Fernandes - 4.º ano, EB1 Carrascal

Carlos Fernandes - 5.º ano, EB Mosteiro e Cávado

Afonso Barros - 5.º ano, EB Mosteiro e Cávado

Mª Beatriz Macedo - 6.º ano, EB Mosteiro e Cávado

 

Descobre-me com os QR codes

(em articulação com a disciplina de TIC)

André Pereira - 7.º A, Dinis Surrador - 6.º D, David Rodrigues - 6.º D, Tiago Araújo - 6.° D, Dinis Costa - 6.º D, Diogo Rocha- 6.º D, Raul Silva - 6.º D, Cristiano Veríssimo - 6.º D, Diogo Sá - 6.º D, Mariana Araújo - 6.º D, Vítor Mota Coelho - 9.° C, Clara Monteiro - 6.º C, Catarina Fernandes - 6º C, Gonçalo Gomes - 5.º B, Mariana Araújo - 5º B , Ana Raquel - 5.º B , Grupo 1- 7.° C, Grupo 2 - 7.º C

A BE e os seus utentes
Alunos, docentes e funcionários com + empréstimos domiciliários

BE Merelim S. Paio


David Fernandes Mendes - 1.º ano
José Fernandes Mendes - 1.º ano
Leonor Soares Ferreira - 1.º ano
Clara Sousa Parente - 3.º ano

2º Ciclo

Margarida Mota Rodrigues - 6.º D
Beatriz Gonçalves Ribeiro da Silva- 5.º A
Marta Sofia Vaz Graça - 5.º A
Gabriela Mota Coelho - 5.ºA

3º Ciclo


Diana Batista da Silva - 9.º A
Bruno gonçalo Oliveira Rodrigues- 7.º B
Francisco Duarte Fernandes da Silva - 8.º B
António Eduardo Dias Fernandes- 7.º E
Liliana Meneses Ribeiro - 8.º B
João filipe da Silva Barbosa- 8.º F

Docentes e funcionários

Elvira de Castro Vieira Magalhães
Maria Ernestina Pinheiro
Cidália Maria Ferreira Coelho
Isabel Maria Maciel de Aguiar
Maria Luísa Ferreira Oliveira
Ana Maria Gomes Mendes
Vanêssa de Almeida Reis Mendes

Os livros + requisitados
Os DVD+ requisitados

A rapariga que sabia ler, Frances Hardinge

A Cabana, WM.Paul Young

 


Um saltinho a Paris, Isabel Zambujal

 


O limpa-palavras, Álvaro Magalhães

 


O gigante egoísta, Oscar Wilde

Os Croods de Kirk De Micco, Chris Sanders

 


A culpa é das estrelas de Josh Boone

 


A família Bélier de Éric Lartigau

 


Pirata das Caraíbas de Joachim Rønning, Espen Sandberg

 


Samba de Olivier Nakache, Eric Toledano

Estatísticas