Redacção: Equipa da Biblioteca Escolar | Design Gráfico: Carla Gaspar | Edição n 3 | Julho 2009

.....................................................................................................................................................................

O “tal passo” anunciado no Boletim Informativo de Abril concretizou-se. A qualquer hora, em qualquer lugar, já podemos ter acesso ao catálogo online, integrado na Rede de Bibliotecas Escolares de Braga. Tiramos o chapéu à Libware, empresa protagonista desta iniciativa. Aqui fica o link: http//braga.bibliotecasescolares.net. A partir de agora o catálogo pode ser acedido no sítio da BE, na página Web do Agrupamento (entrar).
Mais coisas boas: a colaboração dos colegas e alunos no preenchimento dos questionários de auto-avaliação do domínio B - Leitura e Literacia - lançados pela Comissão de Avaliação Interna. Os dados estão tratados e serão apresentados em Conselho Pedagógico, e disponibilizados na plataforma Moodle.
Obrigada a todos pela participação e pelas ideias construtivas, mais-valias na construção de uma biblioteca de todos e para todos.
Continuamos a enriquecer o nosso catálogo de sites com a colaboração dos professores, de forma a colmatar algumas lacunas do fundo documental e como complemento à pesquisa da informação.
Foi, com agrado, que registámos um acréscimo do número de utilizadores de empréstimos domiciliários. Passamos de 375 em 2007-2008 para 476 no presente ano lectivo, bem como aumentamos o número de empréstimos domiciliários, de 1486 para 2232 documentos.
Mas nem só de coisas boas é feita uma biblioteca: a falta de internet foi, sem dúvida, o grande calcanhar de Aquiles, dificultando o trabalho dos alunos e dos professores.
A fibra óptica já lá está… para quando os computadores?


Boas férias e leituras reconfortantes!

.....................................................................................................................................................................

.OUVIR ESTRELAS

.- Ora (direis) ouvir estrelas! Certo,
.Perdeste o senso! E vos direi, no entanto,
.Que, para ouvi-las, muita vez desperto
.E abro a janela, pálido de espanto.

.E conversamos longo tempo, enquanto
.A Via Láctea, como um pálio aberto,
.Cintila. E ao vir o sol, saudoso e em pranto,
.Ainda as procuro pelo céu deserto.

.Direis agora: Tresloucado amigo!
.Que conversas com elas? Que sentido
.Tem o que dizem quando estão contigo?

.E eu vos direi: - Amai para entendê-las,
.Pois só quem ama pode ter ouvido
.Capaz de ouvir e de entender estrelas!

Olavo Bilac.

 

PARTILHA. COLABORAÇÃO. ARTICULAÇÃO. PARTICIPAÇÃO. RELACIONAMENTOS

A VEZ E A VOZ DOS ALUNOS

 

A Ana Gabriela Oliveira do 6 D aconselha:

Já li vários livros extraordinários mas vou referir apenas um que se chama Chocolate à Chuva da autora Alice Vieira. Este meu livro está assinado, assim como outros, pela escritora aquando da sua visita, em Março deste ano, à nossa escola.
O meu livro é da 15 edição e da Editorial Caminho. Este livro conta uma história engraçada e interessante. A personagem principal é a Mariana que tem vários amigos, como a Rita com vários problemas familiares. Tem os pais separados, e precisa da ajuda da sua a amiga Mariana que felizmente não tem esses problemas. O livro começa por descrever a família da Mariana e depois descreve a visita de estudo da escola que a Mariana e os seus amigos e colegas fizeram, onde todos brincaram aos espiões e se divertiram muito. O livro ainda é grande e depois disto conta momentos em que a Rita e a Mariana passam juntas. Ocorrem situações muito diversas como: o peixinho da Mariana, o Zarolho, adoece e têm de o levar a um senhor chinês chamado Sr. Ling que tem uma casa cheia de coisas esquisitas e diferentes do habitual; a Maria do Céu, uma amiga delas também adoece e as suas amigas vão visita-la várias vezes; a irmã da Mariana, a Rosa tem varicela mesmo antes de irem de férias e também faz muitas coisas engraçadas; as duas amigas, Mariana e Rita, compartilham segredos como gostarem as duas de comer chocolate à chuva; uma viagem a Espanha, sempre adiada mas finalmente decidida, e que vai ajudar a resolver muita coisa, neste livro acontece isto tudo e muito mais.
Ganhei o livro num concurso da biblioteca da escola. Adoro participar em concursos da biblioteca pois ganho prémios e livros divertidos. Para participar nesse concurso tinha de escrever uma carta a um amigo distante. Não fiquei em primeiro mas em segundo lugar, que não foi nada mau, já que ganhei um livro.
Recomendo este livro aos pequenos leitores e até aos grandes, porque acho que é uma história que pode acontecer na vida real. Contém capítulos diversificados que entusiasmam a sua leitura. Além deste livro, também recomendo livros como os livros do Harry Potter cheios de magia e segredos; outros livros da Alice Vieira; colecções de aventura, como “Os Cincos”; “Uma Aventura”; “Os Sete”; entre muitos outros…
Um conselho que dou: Há livros que têm uma capa que não chama muita atenção, mas não é por isso que são menos interessantes. O importante é que leiam livros nem que seja aos bocadinhos, pois podem ficar a gostar. Se não se entusiasmarem com a capa ponham-lhes um marcador engraçado, feito por vocês, comprado ou oferecido, que vos chame para a fantasia e diversão de ler um livro.
Aproveitem as férias e façam boas leituras!!

O Rafael Araújo do 6 E leu e recomenda

Nestas férias, lê Contos e Lendas de Macau, de Alice Vieira. Não fiques preso a coisas inúteis. Lendo esta obra podes entrar no mundo fantástico da civilização milenar chinesa, repleta de sabedoria e conhecimentos. Sem gastares dinheiro poderás viajar à terra dos mandarins e viver as aventuras que a tua imaginação quiser ou puder.

O Adriano Oliveira do 6 E sugere:

Nero Corleone de Elke Heindenreich é um livro magnífico que me proporcionou muitas emoções e bem-estar.
Uma história que fala de um simples gato mas que nos faz entrar na história e não querer voltar a sair. Um gato com a sua pata branca, a sua arma defensiva e que lhe permite ser respeitado por todos.
Ao longo da história assistimos ao amor deste gato e à saudade do seu local de nascimento, recordando-se da sua mãe Madonina já morta há muito tempo.
É um livro interessante que acaba por nos emocionar do modo como acaba, pela decisão do velho Nero.
Aconselho a leitura deste livro nas férias de Verão que certamente vai permitir desfrutar de um serão maravilhoso cheio de sentimentos e emoções sem fim.

A Isabel Castro do 6 D recomenda:

Eu já li muitos livros mas este é o mais encantador, o título deste livro é Gaspar e Mariana. Neste livro eles vão de mãos dadas pela vida fora à descoberta do mundo. Felizes como num grande sonho, com céus eternamente azuis e anjos em rodas alegres…
Com base no pensamento que abre este livro, «o homem confiará no homem como um menino confia em outro menino», estabelece um paralelo entre este ideal e a relação que une os dois protagonistas ao longo desta narrativa.
Mariana tem um sonho poder vir a ver porque é cega, por isso tem uma visão diferente dos outros.

A autora deste livro é Maria Teresa Maia Gonzalez, licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, é co-autora da colecção «O Clube das Chaves», de que já se publicaram 21 volumes. Escreveu também, entre outras, O Guarda da Praia, A Lua de Joana, Quase Adolescente (Poesia), etc.
Se pretendes reflectir um pouco sobre esta história, que fala essencialmente de Confiança e Amizade, proponho-te um desafio, leu-o nas férias. A amizade é um sentimento que se multiplica quando se divide.

A Elsa Meneses do 7 D aconselha vivamente:

A Lua de Joana foi um dos melhores livros que eu li. Nunca pensei que iria gostar tanto…
A história é fantástica. Todo o livro são cartas que Joana escreve a Marta, a sua amiga que morreu de overdose. Joana não entende por que é que Marta procedeu assim, até que ela própria experimenta. Joana acaba mesmo por morrer também
É uma história emocionante que vai despertar sentimentos dentro de ti.
A Lua de Joana fala de problemas da actualidade como a droga, de uma maneira extraordinária envolve -nos em novas emoções e sentimentos.

Não deixe de ler A Lua de Joana . Aliás aconselho a ler este livro, bem como todos os livros de Teresa Maia Gonzalez.

A Mafalda Alves e a Alexandra Alves do 5 C deixam-nos um desafio:

De Bagdade, com amor… de Jay Kopelman
Aconselhamos este livro porque gostamos muito de o ler.
É uma história verdadeira e envolvente, sobre um cão chamado Lava, que é encontrado pelos fuzileiros, que são conhecidos por Lava Dogs (é daí que veio o nome Lava), em Fallujah.
Mas é contra o regimento ter animais de estimação. Escondem-no e alimentam-no, mas, quando chega a hora de partirem não sabem o que fazer com ele.
Unindo esforços, tentam levá-lo para onde vão (Califórnia).
Será mais forte o amor dos fuzileiros ou o regimento? Leiam para descobrir…

O João Pedro Gomes 5 A deixa a sua opinião:

Uma aventura na Serra na Estrela. Este livro foi escrito por Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, a ilustração foi elaborada por Arlindo Fagundes. Aconselho a ler esta obra porque é muito interessante, pois conta a história de cinco meninos que vão para a Serra da Estrela e encontram vários mistérios, coisas curiosas na serra e até ladrões! Do que mais gostei foi do salvamento dos cinco amigos pelos escuteiros.
Para mim é um livro espectacular…

O Luís Mesquita do 6 A também gosta de livros de aventuras e sugere:

Uma aventura em França de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada é um livro muito rico e muito instrutivo. Informa sobre o intercâmbio escolar e, além disso, a própria aventura é emocionante, com muito suspense. Eu aconselho a quem quiser ler uma boa aventura a ler este livro. A aventura é acerca de um grupo de ladrões ( bombistas) que fazem assaltos (à bomba)a armazéns de alimentos. Chico, Pedro, João, Faial, as gémeas Teresa e Luísa e o Caracol, com a ajuda de Bento e Max, vão viver uma grande aventura.

Mais um livro da Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada que a Elsa Louro do 7 A recomenda a todos os adolescentes:

Diário Secreto de Camila é sobre uma adolescente que está a entrar num novo mundo e tudo está a mudar: a sua maneira de pensar, de agir... A entrada no período da adolescência nem sempre é fácil para ela, pois atravessa alguns problemas. Camila começa a escrever o seu diário e regista cada momento da sua nova vida.

 

 

A VEZ E A VOZ DOS PROFESSORES

 

Proposta de leitura da Ana Paula Santos:

Flor de Burel de Flávio Monte
“Sob o olhar azul do céu, a manhã seguinte saiu à rua fascinante e radiosa, trajando um branco e feérico vestido de noiva, que enchia de redondez e sensualidade todas as femininas formas da vila, A maciez do seu tecido de seda, que se alongava até aos limites do horizonte, fizera desaparecer, como por magia, vértices e arestas, telhados de colmo e de argila, dando lugar a uma bela e provocadora silhueta urbana curvilínea, plena de volúpia e deslumbramento. Dos brancos beirais, descaía um exuberante rendilhado de pendentes cristalinos e cintilantes, que conferiam ao modesto casario um distinto recorte de misteriosa jovialidade. Montalegre acordara núbil e bela.”

Proposta de leitura da Amália Fonseca:

Histórias em Ponto de Contar de António Torrado e Maria Alberta Menéres.
“Dois escritores portugueses , sugestionados pelos desenhos de um jovem pintor ( Amadeo de Souza-Cardozo teria pouco mais de 20 anos quando executou os desenhos do álbum XX Dessins…), decidiram inspirar-se nas histórias subentendidas, que os desenhos anunciam, e pô-las em papel, ao lado dos motivos plásticos desencadeadoras da aventura.”
Um livro inspirador.

Proposta de leitura da Ernestina Pinheiro:

O Aniversário da Infanta de Óscar Wilde, com ilustrações de Susana Pinto.
“ Era o dia do aniversário da infanta: completava doze anos, e o sol brilhava magnífico nos jardins do palácio. Embora ela fosse princesa real e infanta de Espanha, fazia anos uma vez em doze meses, como os filhos dos pobres; por isso se tornava deveras importante que em semelhante dia o tempo estivesse muito bom , o que na verdade aconteceu”(…)
Um belo conto, na linha dos contos de fadas, que nos remete para um ambiente aristocrático da corte espanhola. Uma narrativa aliciante e comovente que gira em redor de uma infanta e das excentricidades da sua festa de aniversário, e de um anão verdadeiramente apaixonado.
Um final que nos parte o coração em bocadinhos, mas uma grande lição de vida!

 

O QUE ADQUIRIMOS

LIVROS

Tesouros do Artesanato Português: Madeiras, Têxteis, Olaria, Teresa Perdigão e Nuno Calvet

Mágoas da Escola, Daniel Pennac

O Incrível Rapaz que Comia Livros, Oliver Jeffers

Pó de Estrelas, Jorge Sousa Braga

Henriqueta, a Tartaruga de Darwin, José Jorge Letria

Histórias Em Ponto de Contar, António Torrado e Maria Alberta Menéres

Gaspar e Mariana, MariaTeresa Maia Gonzalez

Bicho em Perigo, Maria Teresa Maia Gonzalez

Trava-Línguas e mais Adivinhas Coloridas, Tiago Salgueiro

Puzzles Policiais: Mini-Mistérios Emocionantes, Jim Sukach

Quebra Cabeças Sobre Matemática, Margaret C. Emiston

Truques Com Lápis, Steve Ryan

Dicionário Escolar da Terra, John Farndon

A Globalização Explicada aos Jovens… e Aos Outros, José Jorge Letria

As Religiões Explicadas aos Jovens… e Aos Outros, José Jorge Letria

A Agressividade na Escola: Bullying, Jenny Alexander

Anorexia e Bulimia, Monika Gerlinghoff

Obesidade: Prevenção Terapêutica, Alberto Galvão Teles

Recursos e Percursos: para a Avaliação de Desempenhos dos Docentes, Isilda Lourenço Afonso

O Diário da Nossa Paixão, Nicholas Sparks

Baunilha e Chocolate, Sveva Casati Modignani

 

 

O QUE RECEBEMOS

Da Associação de Pais

Livros para oferta aos alunos

 

DVD'S

 

O Último Imperador

(Bernardo Bertolucci)

A Lenda de Desperaux

(Sam Fell, Robert Stevenhagen)

Lassie

(Charles Sturridge)

Filadelfia

(Jonathan Demme)

 

Software Livre na Escola: Quadros Interactivos 1; Quadros Interactivos 2; Internet Segura; Ciências Experimentais; Matemática e Ciências; “Eu Sei”; Pré-Escolar 1, 2 e 3 Ciclos (DGDIC)

 

LIVROS

Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança II, Luís Paulo Rodrigues

Atlas Juvenil dos Tesouros Perdidos, Struan Reid

Mais Perto do Céu, Maria do Céu Nogueira

A Europa em 12 Lições, Pascal Fontaine
Como Funciona a União Europeia
À Descoberta da Europa
A Europa Consigo em 2008
Portugal Na União Europeia

 

O QUE SUGERIMOS

LER+ nas férias

LEITURAS DIGITAIS

Espaço Virtual da BE na Plataforma Moodle (entrar)

Biblioteca de livros digitais do PNL (entrar)

Revista GIGGLE (entrar)

Instituto Camões. A Ler: A aventura dos Descobrimentos; Era uma vez um rei...; Pequenos textos; Contos e pequenas narrativas; Histórias virtuais (entrar)

História do dia (entrar)

O QUE ACONTECEU

PASSATEMPO "Na Pista da UE"

Dinamização do passatempo a partir da exposição organizada pelo Departamento de CHS na biblioteca e outros espaços da escola.

FEIRA DO LIVRO com as actividades:

Olimpíadas Literárias e Concurso dos Trava Línguas (dinamizado pelas docentes de Oficina de Letras, que muito contribuíram para um final de ano na BE animado e participado).

Dramatizações: "A Bela Infanta" pelo 6 A, "A menina do Mar" pelo 5 A, "A Carochinha" pelo 6 B.

Skteches pelo 7 A, B, D e E

Teatro de Fantoches pelo 6 C.

Teatro de Sombras pelo 7 B e E.

 

EXPOSIÇÕES

Trabalhos dos alunos do Pré-escolar, 1 e 2 ciclo, no âmbito do PNL.

Trabalhos de EV dos alunos do 7 ano - Banda Desenhada a partir da Parábola dos Sete Vimes de Trindade Coelho.

Caixas de Teatro com base nos episódios Consílio dos Deuses e Inês de Castro de "Os Lusíadas".

 

ENCONTRO COM ESCRITORES

Alunos dos Cursos EFA com os escritores Maria do Céu Nogueira e Fernando Aldeia.

 

A BE e os seus utentes